Zoetis lança Cytopoint® (lokivetmab) na União Europeia

 

  • O primeiro anticorpo monoclonal para uso veterinário agora disponível na União Europeia
  • Uma única injeção de Cytopoint trata as manifestações clínicas de dermatite atópica em cães, incluindo comichão e inflamação, durante até um mês
  • Liga-se e neutraliza a interleucina-31 canina (cIL-31), uma citoquina-chave que estimula a comichão em cães com dermatite atópica
  • Uma nova opção para melhorar a qualidade de vida dos cães atópicos e deixar os donos mais descansados

 

LAUSANNE, SUÍÇA – 6 de setembro de 2017 – A Zoetis anunciou hoje o lançamento de Cytopoint (lokivetmab), o primeiro anticorpo monoclonal (mAb) disponível na União Europeia para uso veterinário. Cytopoint é indicado para o tratamento de manifestações clínicas, incluindo comichão e inflamação, associadas a dermatite atópica em cães de qualquer idade, com peso igual ou superior a três quilos. Cytopoint liga-se e neutraliza a citoquina interleucina-31 canina (cIL-31), uma proteína-chave que estimula a comichão em cães. Administrado por via injetável uma vez por mês, Cytopoint proporciona o alívio rápido e duradouro da comichão – o principal sinal da doença de pele alérgica dermatite atópica em cães – e a inflamação e lesões a ela associadas. Cytopoint ajuda a melhorar a saúde e a qualidade de vida a longo prazo de cães com dermatite atópica, ao mesmo tempo que alivia a frustração e preocupação dos donos.

“Na minha experiência pessoal, Cytopoint revelou uma rapidez de eficácia impressionante, reduzindo significativamente a comichão em cães a partir das 24 horas pós-administração”, afirmou a Dr. Annette van der Lee, especialista em dermatologia veterinária em Utrecht, Países Baixos, que participou em estudos de campo realizados na Europa.  “A dermatite atópica é uma doença muito frequente em cães, e os donos que conheço procuram desesperadamente uma solução rápida, fiável e segura para o sofrimentos dos seus animais. Com uma injeção uma vez por mês, acho que Cytopoint pode responder às necessidades dos donos em relação aos seus cães. Os dermatologistas e veterinários europeus terão agora acesso a uma nova classe terapêutica, graças a este primeiro anticorpo monoclonal para uso veterinário. Trata-se de uma inovação muito importante, que melhora significativamente a saúde e a qualidade de vida dos cães e alivia as famílias.”

“A dermatite atópica é uma doença muito frequente nos cães e tem um impacto significativo na qualidade de vida dos animais, sendo muitas vezes causa de frustração para os donos”, afirmou Chiara Noli, veterinária e especialista em dermatologia veterinária em Milão, Itália. “Cytopoint oferece uma solução terapêutica segura e sustentável para cães e seus donos.”

 

Sobre o Cytopoint

Cytopoint é uma solução injetável estéril e pronta a usar que contém o mAb lokivetmab. Está especificamente concebido para ter como alvo específico a cIL-31, neutralizando esta citoquina-chave (proteína importante na comunicação celular) que estimula a comichão associada à dermatite atópica canina. Atua mimetizando a atividade dos anticorpos naturais que se ligam seletivamente e neutralizam a IL-31, interrompendo assim o ciclo de comichão nos cães atópicos.

Cytopoint começa a atuar no prazo de oito horas, e uma única injeção, na dose prescrita, pode proporcionar até um mês de alívio dos sinais clínicos da dermatite atópica canina, dando assim tempo à pele lesionada de se regenerar. Nos estudos clínicos apresentados à Agência Europeia do Medicamento, o tratamento com Cytopoint numa dose de 1 mg/kg resultou em benefício evidente na redução do prurido (comichão) e revelou um efeito favorável na redução da gravidade da doença, avaliada pela pontuação do índice de lesões da pele.

É seguro em cães de qualquer idade, mesmo em animais com outras doenças, e pode ser administrado com vários medicamentos usados frequentemente, incluindo vacinas. Além disso, graças à sua precisão e especificidade de atuação no direcionamento e na neutralização da cIL-31, provou não interferir com a resposta imunitária, ou seja, não induziu imunossupressão nem estimulação imunitária indesejadas.

Cytopoint atua como os anticorpos naturalmente presentes no organismo, e é igualmente eliminado pelas vias normais de decomposição de proteínas, com envolvimento mínimo do fígado ou rins.

 

Informações sobre a Prescrição de Cytopoint

A dose mínima eficaz recomendada para o tratamento de manifestações clínicas de dermatite atópica em cães é de 1 mg/kg, que pode ser repetida mensalmente. Cytopoint será disponibilizado em frascos de dose única contendo 10, 20, 30 ou 40 mg de lokivetmab.

  

Sobre a Dermatite Atópica

A comichão é uma das queixas mais frequentes dos donos de animais de estimação. Afeta cerca de um em cada seis cães cujos donos procuram ajuda veterinária.1 Existem vários fatores que podem desencadear uma reação deste tipo, entre os quais infeções, alergias e parasitas – e cerca de 15 a 20 por cento dos cães que apresentam comichão acabam por ser diagnosticados com dermatite atópica.1

Cytopoint está à disposição dos especialistas em dermatologia veterinária desde julho, ao abrigo de um programa de fase experimental. No outono, estará disponível para os veterinários de toda a UE. Cytopoint disponibiliza pela primeira vez aos veterinários a terapêutica com mAb – uma área em rápido crescimento na Medicina humana – para o tratamento de dermatite atópica nos cães.

 

AVISOS

Declarações de intenções: Este comunicado contém declarações de intenções que refletem as atuais opiniões da Zoetis sobre planos ou perspetivas comerciais, desempenho operacional ou financeiro futuro, expetativas acerca de medicamentos e outros eventos futuros. Estas declarações não constituem uma garantia de desempenho ou ações futuras. As declarações de intenções estão sujeitas a riscos e incertezas. Caso um ou mais destes riscos ou incertezas se concretizem ou se os pressupostos subjacentes da direção vierem a mostrar-se incorretos, os resultados reais podem, na prática, divergir dos contemplados numa declaração de intenções. As declarações de intenções referem-se apenas à data em que são feitas. A Zoetis recusa expressamente qualquer obrigação de atualizar ou rever quaisquer declarações de intenções, seja em resultado de novas informações, seja de eventos futuros ou outros. Poderá encontrar uma lista alargada dos riscos, incertezas e outras matérias no nosso Relatório Anual, no Anexo 10-K do ano fiscal encerrado a 31 de dezembro de 2016, incluindo nos respetivos parágrafos intitulados “Forward-Looking Statements and Factors That May Affect Future Results” (Declarações de Intenções e Fatores que Podem Afetar Resultados Futuros) e “Item 1A. Risk Factors”, (Ponto 1A. Fatores de Risco) dos nossos Relatórios Trimestrais, no Anexo 10-Q, e nos nossos Relatórios Atuais, no Anexo 8-K. Estes documentos poderão ser encontrados online, em www.sec.gov, www.zoetis.com, ou através de um pedido dirigido à Zoetis.

 

1 Dados disponíveis, Investigação de Posicionamento de IL-31. IPSOS 2014. Investigação de Preços de IL-31. SKP. 2015, Zoetis LLC.